Proposta do espaço é guardar as urnas após a cremação, em um local que integra a natureza ao momento de despedida e homenagens
Prática cada vez mais popular no Brasil, a cremação já foi considerada uma opção diferente e com pouca aceitação no momento do sepultamento. Com a consolidação no mercado de empresas que trouxeram credibilidade ao segmento, os consumidores passaram a enxergar nesse modelo de despedida uma opção viável.
Para muitas famílias, a escolha pela cremação é realizada para atender o desejo de um ente querido, que expressou essa vontade ainda em vida. Este é o caso da professora Cleyane Galvão, que realizou a cerimônia de sua mãe, Clea Maria de Andrade Lima, no cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim/RN.
“Esse já era um desejo da minha mãe, então toda a família optou pela cremação. Como não queríamos aspergir as cinzas ou mantê-las em casa, o Columbário Parque se mostrou uma opção adequada para nós”, explicou Cleyane.
O Columbário Parque é o local onde as urnas com cinzas podem ser guardadas após a cremação. Localizado ao ar livre e integrado à natureza, é um espaço criado especialmente para que os familiares possam visitar e realizar suas homenagens aos entes falecidos. Semelhante ao espaço de sepultamento tradicional, no Columbário Parque do Morada da Paz a natureza proporciona tranquilidade e acolhimento.
“A sensação que eu e minha família compartilhamos é a de que minha mãe descansa em um lugar tranquilo”, destaca Cleyane. “Em todo o processo de despedida, encontramos muito suporte dos profissionais do Morada da Paz e as cerimônias de cremação e de despedida, realizada no Columbário Parque, foram muito bonitas e emocionantes”, lembra a professora.
Com a opção de adquirir um columbário particular (denominado Columbário Parque Familiar) ou no formato coletivo (chamado Columbário Parque Compartilhado), a dignidade e o respeito à cerimônia de despedida são os mesmos de um sepultamento tradicional. Na primeira opção, o cliente dispõe de um espaço exclusivo com capacidade para guardar até três urnas cinerárias. Já no formato coletivo, até cinco urnas cinerárias podem ser guardadas no espaço, podendo o mesmo ser compartilhado com outras famílias.
Localizadas nas unidades Morada da Paz em Emaús e Paulista, em Pernambuco, a cremação e guarda das cinzas no Columbário Parque são opções de sepultamento que agregam tecnologia, respeito ao meio ambiente e a integração com um espaço aconchegante para visitas. Em datas como o Dia da Lembrança, em 2 de novembro, as famílias têm fácil acesso à floricultura e podem prestar homenagens no site Morada da Memória.
Para Cleyane, o Columbário é um ponto de referência físico que a faz se sentir próxima de sua mãe, assim como permite o mesmo sentimento aos demais familiares. Esse diferencial colaborou para a escolha de Cleyane e sua família. “Foi o espaço que minha família escolheu para o descanso da mulher que mais amávamos”, finaliza.