Quando se perde alguém querido, não há uma regra para viver o luto. O mais importante é passar por essa experiência à sua própria maneira, pois é um processo importante que precisa ser vivenciado.
Da mesma forma que cada processo de luto é individual, também existem várias maneiras de apoiar alguém nesse momento. Estar presente e disponível para acolher o enlutado é importante para que ele sinta que não está sozinho.
Segundo a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simone Lira, “é importante perceber, acolher e validar aquilo que o outro sente, e que isso pode ajudar na forma de lidar com a saudade de modo mais cuidadoso. A escuta é um dos pontos mais importantes quando se quer consolar alguém que está em luto: ouvir com atenção, validar o sentimento e não julgar. Deixar que o outro chore ou fale sobre quem se foi faz toda diferença”, explicou ela.
Sabendo como pode ser difícil decidir o que fazer e como dar apoio num momento de perda, a psicóloga dá algumas dicas. Para acessar lista completa do guia preparado pelo Morada da Paz, clique: bit.ly/GuiaQuemFica
-
Se mostre disponível
Muitas pessoas acabam se afastando do enlutado, pois têm medo de tocar no assunto. Porém, ao invés de se distanciar a psicóloga sugere, que mesmo sem saber o que dizer, é importante se fazer presente, sem julgamentos. Mostrar que está disponível para ouvir histórias da pessoa que se foi, rir ou chorar, ou até mesmo os dois.
-
Deixe que a pessoa enlutada sinta
É muito difícil ver um amigo triste e sofrendo, por isso, às vezes acabamos falando frases como “não fique assim” ou “seja forte”, que podem reprimir os sentimentos, o que não é saudável. O luto é um processo e é preciso que, acima de tudo, a dor da pessoa enlutada seja respeitada.
-
Ofereça também ajuda prática
O apoio emocional é sempre muito importante, mas também pode-se oferecer ajuda prática. Nesse momento, o enlutado por vezes esquece de comer ou organizar suas coisas. Por isso, preparar uma refeição, ir ao mercado ou resolver questões práticas do dia a dia que podem ficar esquecidas durante um tempo, também é uma forma de apoio.
Morada do Cuidado
Pensando em ajudar aqueles que estão passando pela jornada do luto, o Cemitério e Crematório Morada da Paz lançou recentemente uma plataforma que oferece apoio especializado em luto, a Morada do Cuidado. Através da ferramenta digital, o público vai encontrar gratuitamente conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados.
O Morada do Cuidado fornece recursos e informações que podem auxiliar na vivência após a perda de um ente querido. Na aba “Trilhas”, o público vai acessar conteúdo em vídeo, em 15 módulos, desenvolvido por especialistas na psicologia do luto, que buscam orientar os enlutados sobre a experiência que estão vivendo. Já no item “Projetos”, os usuários poderão conhecer as iniciativas do Morada da Paz que oferecem conteúdos especializados e informações seguras sobre o universo do luto: “Chá da Saudade”, “O que fazer em caso de morte” e “Turma do Vilinha”.
Para saber mais acesse: www.moradadocuidado.com.br.